s.m. pequeno roedor sul-americano (Cavia aperea), aparentado ao porquinho-da-índia. [Do Tupinambá apereá.]
A Biblioteca Digital Curt Nimuendaju é um repositório de recursos sobre línguas e culturas indígenas sul-americanas, incluindo livros raros, artigos, dissertações e teses, com o objetivo de torná-los mais acessíveis a pesquisadores e outros interessados. (leia mais)
¡Uriji jami! : Impresiones de viajes orinoquenses por aire, agua y tierra (Goetz 1969)
10 Mar 2025 05:36
Índios do Brasil (Melatti 2023)
25 Feb 2025 13:35
Correspondence between Herbert Baldus and the Museum of Ethnography, Gothenburg (Baldus 1935-1966)
24 Feb 2025 03:35
Beiträge zur Völkerkunde Südamerikas. Festgabe für Herbert Baldus zum 65. Geburtstag (Becher 1964)
18 Feb 2025 02:30
Charles Wagley (1913–1991) (Stein 1992)
17 Feb 2025 13:15
(+mais)
Tem algo a contribuir? Entre em contato com nossos administradores. Você pode também ajudar a divulgar esta iniciativa.
Para informar-se sobre novos acréscimos ao acervo da Biblioteca, acompanhe-nos no Twitter ou assine a nossa lista de anúncios, digitando seu endereço eletrônico no espaço abaixo e clicando em "Assinar":
s.m. pequeno roedor sul-americano (Cavia aperea), aparentado ao porquinho-da-índia. [Do Tupinambá apereá.]
Embora o nome dicionarizado seja preá, a pronúncia em meu dialeto é piriá. Considerando-se a falta de muta cum liquida em Tupí, a pronúncia popular é provavelmente a que mais se aproxima do étimo.
O piriá é caçado como alimento ou capturado como bicho de estimação. Seu parente, o porquinho-da-Índia, é chamado de piriá também (na minha região, piriá de granja). Nós, meninos no interior de Goiás (década de 1970), criávamos ambos (mas desconheço se é possível o cruzamento genético).
Eduardo R. Ribeiro
http://www.etnolinguistica.org
Em Abreus (MG) a preá também é conhecida como piriá. No Maranhão há um rio Periá que também é conhecido como Rio Preá e Rio Piriá. O atual município de Humberto de Campos no Maranhão denominava-se até 1936 Miritiba de São José do Piriá. No Pará existe o município Cachoeira do Piriá. Pelo visto o termo é bastante difundido de MG para o norte e para o oeste. O que incluiria a região de Goiás, conforme afirmado pelo Eduardo.
No município de Viçosa, zona da mata de MG o termo também é utilizado, principalmente na área rural. E sim, o preá selvagem pode ser cruzado com o porquinho da índia e gerar decendentes férteis.