Vocabulário Português-Tupi, Tupi-Português (Viégas 1971): Prefácio

PREFÁCIO


Por volta de 1956, o padre A. Lemos Barbosa publicou, pela Livraria São José, Rio de Janeiro, a mais completa e perfeita gramática sôbre a língua tupi: "Curso de Tupi Antigo". Êsse volume abrange quase quinhentas páginas, ricas de ensinamento e de saber. Como estivéssemos empenhado em publicar o "Índice de Fungos da América do Sul", baseado em fichário da maior parte das descrições de fungos sul-americanos parasitas ou não de nossas plantas cultivadas e selvagens, achamos que deveríamos incluir ali têrmos da língua tupi, já que os nossos aborígenes denominaram com muito acêrto grande número de nossas plantas.

Assim, fichamos a excelente gramática de Lemos Barbosa.

Por nímia gentileza de D. Gláucia da Silva Leite, do Instituto Agronômico, os vocabulários resultantes de nosso esfôrço foram datilografados. Depois, como se fora uma segunda edição, acrescentamos aos têrmos e expressões, os números correspondentes às páginas da gramática. Raramente, ajuntamos o binômio botânico em seguida a nome de planta.

Andamos a distribuir cópias dêsses apensos à gramática de Lemos Barbosa, a interessados na língua tupi. Como as edições fôssem sempre muito exíguas, e os pedidos aumentassem, sugerimos à Diretoria do Instituto Agronômico a publicação dos vocabulários, para o que fomos autorizados pelo Sr. Carlos Ribeiro, editor da gramática.

Se tudo sair conforme o que fica exposto, cremos que os estudantes da belíssima língua de nossos antepassados encontrarão trilha mais suave para aprender, e dela tirar maior proveito.

Campinas, julho de 1971.

Ahmés Pinto Viégas
Engenheiro Agrônomo, Ph.D.

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.