Nota bibliográfica sobre "Discoteca etno-lingüístico-musical..." (Philipson 1963)
  • Philipson, J. 1963. "Discoteca etno-lingüístico-musical…" [nota bibliográfica]. Revista de Antropologia, v. 11, n. 1-2, p. 139.

P. ALCIONÍLIO BRÜZZI ALVES DA SILVA: Discoteca etno-lingüístico-musical das tribos dos rios Uaupés, Içana e Cauaburi. Ethnographic Record Collection of the Tribes of the Uaupés, Içana and Cauaburi Rivers. 152 págs. São Paulo, 1961.

Trata-se de uma edição bilingüe (inglês e português) de comentários, textos e vocabulários, feita para acompanhar uma coleção de discos cujos originais foram gravados entre índios sediados na região dos rios mencionados no título. Do livro vê-se que foram publicados doze discos ''long-playing", contendo, segundo o Autor, material de ''25 idiomas indígenas diferentes, na voz de representantes de cada tribo".

A primeira parte do livro é dedicada aos quatro discos iniciais da coleção, contendo música instrumental e vocal dos índios, inclusive canções dos pajés.

Na parte lingüística, o Autor empenhou-se em reunir vocabulários à base de uma lista própria de 163 têrmos e da lista de Swadesh de 200 itens, parcialmente coincidentes. A abordagem foi inicialmente empírica, como bem consta da nota da pág. 61, da qual se vê que a lista do Autor começou pelos têrmos Deus, alma e demônio, têrmos os quais, quando sugeridos aos índios, foram vertidos por vocábulos equivalentes a coração (para alma) e nomes de personagens lendárias (para Deus e demônio) . A transcrição usada é a fonética, tendo-se usado o têrmo ''fonema'' no sentido tradicional. Para evitar confusões, melhor teria sido falar em ''sons'', nestes casos. É fora de dúvida a honestidade de tôdas as informações do Autor, obtidas em vários anos de trabalho, durante os quais conseguiu aperfeiçoar os seus métodos.

É evidente que a presente edição é um complemento indispensável para os possuidores da coleção de discos. Quanto a êstes, pela amostra que foi dado ouvir ao resenhista, pode-se dizer que são de muito boa qualidade, recomendando-se a sua aquisição por instituições nacionais e estrangeiras, tanto para estudos lingüísticos e etno-musicológicos, como para fins didáticos. Outrossim, constituem documentação preciosa para futuras gerações.

File nameFile typeSize
Philipson_1963_Resenha_Alcionilio.pdfPDF document972.24 kBInfo
This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.