Aryon Rodrigues recebe maior honraria acadêmica da UnB
UnB Agência, 2/out/2012. "“O senhor define com clareza e precisão o significado do amigo, do sábio, do cientista, do ser humano mais gentil.” Assim Ana Suelly Cabral, professora do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) da Universidade de Brasília - oradora da homenagem - encerrou seu depoimento sobre Aryon Dall'Igna Rodrigues durante a cerimônia que concedeu ao professor o título de doutor honoris causa da UnB. Autor de diversos livros que relacionam linguística e etnografia, Aryon é reconhecido como um dos pioneiros da pesquisa científica no Brasil. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira, 2, no auditório da Reitoria.
Durante seu breve discurso, o professor defendeu a reestruturação do Instituto de Letras (IL), para que separe as línguas clássicas, a Língua Portuguesa e as línguas indígenas - e pediu maior diálogo entre linguistas e antropólogos, sociólogos e etnografistas. “Quando vim a convite de Darcy Ribeiro, comecei a trabalhar privilegiando a relação íntima que existe entre a Linguística e a Antropologia. Isso, infelizmente, foi perdido ao longo do tempo”, desabafou."

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=7130#


Homenagem foi concedida a professor — um dos fundadores da Universidade — por estudos de linguística e culturas indígenas ao longo de mais de seis décadas de trajetória profissional."
This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.