4176

<

>



REICHEL-DOLMATOFF, G.
  • El contexto cultural de un alucinógeno aborigen: Banisteriopsis caapi. Revista de la Academia Colombiana, vol. XIII, n. 51, Bogotá 1969, pp. 327-345, 6 lâminas, 2 figuras, 2 apêndices. Bibliografia.

Exame das dimensões mitológicas, rituais e simbólicas do alucinógeno entre os Tucano do noroeste amazônico, Colômbia. O apêndice 1 reproduz o relato de Joaquín Rocha, Memorandum de viaje: regiones amazonicas, publicado em Bogotá no ano de 1905, em que constam observações sobre a droga e seus efeitos. No apêndice 2 encontra-se a transcrição da fita em que Reichel-Dolmatoff gravou as suas sensações após a ingestão de seis doses do alucinógeno entre os Tucano do Pirá-paraná. Esso texto também foi reproduzido em BCEB 3225.

(p. 505-506)

[Tradução portuguesa: O contexto cultural de um alucinógeno aborígine: Banisteriopsis caapi. In: Coelho, Vera Penteado (org.). Os alucinógenos e o mundo simbólico : O uso dos alucinógenos entre os índios da América do Sul. São Paulo: EPU/EdUSP, 1976. p. 59-103, ilustrado com desenhos e fotos, bibliografia]

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.