3819

<

>



MELATTI, Julio Cezar
  • O messianismo Krahó. São Paulo, Editora Herder/Editora da Universidade de São Paulo, 1972. 138 páginas, 2 apêndices. Bibliografia.

Em 1951 ocorreu um movimento messiânico entre os Krahó do norte de Goiás. Durante suas diversas temporadas em campo, de 1962 a 1967, o autor recolheu entre os índios diversos depoimentos sobre o movimento e com eles procura interpretar a situação que deu origem a ele, dentro do contexto da etnografia Krahó. Ao fim do trabalho, Melatti ensaia uma comparação entre este movimento e aquele verificado entre os Canela Ramkokamekra em 1963 e registrado por Crocker (BCEB 3255). Nos apêndices finais encontram-se respectivamente os depoimentos de diversos informantes, e textos míticos (Bororo, Canela e Krahó) que fundamentariam movimentos dessa ordem. Particularmente interessantes são as versões Krahó desses mitos que denotam a manipulação do texto básico em função dos anseios messiânicos.
Cfr. resenha de Roberto da Matta, sob o título "Os sonhos de uma sociedade oprimida", em Comentário, ano XIV, n. 53, 1973.

(p. 380-381)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.