MELATTI, Julio Cezar
- Índios do Brasil. Brasília, Coordenada Editora de Brasília, 1970. 208 páginas, ilustrado, mapas. Bibliografia. - Segunda edição, Brasília 1972. 236 páginas, ilustrado. - Terceira edição, São Paulo, Hucitec, 1980. 232 páginas, ilustrado. - Quarta edição, São Paulo, 1983. 232 páginas, ilustrado. Bibliografia.
Primeira obra de divulgação realmente séria e fundamentada sobre índios do Brasil que também tem utilidade para o profissional como livro de consulta rápida. Numa nota à terceira edição, o autor esclarece que "ampliou-se … a orientação bibliográfica por temas e, conseqüentemente, a bibliografia. Acrescentou-se também uma lista de periódicos brasileiros que dedicam pelo menos parte de suas páginas a temas indígenas". Na linguagem acessível que é própria a Melatti, o livro aborda os principais aspectos dos problemas da origem, da demografia e da diversidade. Organização social, política e religiosa, assim como o mundo das representações e os sistemas cognitivos merecem diversos capítulos. Muito bem sumarizada é a parte dedicada à arte indígena, seguindo-se dois capítulos dedicados aos problemas do contato interétnico.
Ainda na nota à terceira edição, o autor menciona que seu livro foi traduzido para o espanhol no México e publicado pela SepSetentas em 1972.
Cfr. comentário de Neusa Maria Sens em Anais do Museu de Antropologia, ano IV, n. 4, Florianópolis 1971, pp. 121-122.
(p. 379-380)