HEATH, E. G. and CHIARA, Vilma
- Brazilian Indian archery. A preliminary ethno-toxological study of the archery of the Brazilian Indians. Foreword by Julio Cezar Melatti. Manchester, The Simon Archery Foundation, 1977. 188 páginas, 9 mapas, 16 pranchas, 32 figuras, 5 apêndices. Bibliografia.
Da colaboração entre a conhecida etnóloga e um perito na história e desenvolvimento do arco-e-flecha surgiu um livro em que essa arma é examinada em seus aspectos técnicos, econômicos e sociais. Sob a forma de apêndices figuram no trabalho (I) A botânica e a química dos venenos de flechas brasileiros, de autoria de N. G. Bisset, (II) Dados sobre as medidas de arcos e flechas, (III) Uma classificação das pontas de flechas segundo material e forma, (IV) Uma classificação da emplumação de flechas brasileiras de acordo com sua técnica de fixação e forma, (V) Uma classificação dos arcos brasileiros a partir do critério de sua secção transversa.
Paul Aspelin elaborou uma crítica pertinente, embora vazada em termos deselegantes, no Anuário Antropológico 79 (Rio de Janeiro 1981, pp. 231-252), sob o título "Arcos e flechas …", que deve ser consultada como complemento à utilização desse livro.
(p. 287)