2448

<

>



MURPHY, Robert F.
  • Mundurucú Religion. University of California Publications in American Archaeology and Ethnology, XLIX, N°1, Berkeley and Los Angeles 1958, v, 146 pp. in-8°, 2 mapas no texto, 5 pranchas fora do texto. Bibliografia.

Um dos mais importantes trabalhos sôbre a religião duma tribo brasileira em contacto permanente e imediata com os brancos. Contém preciosos dados sôbre heróis-culturais e espíritos, xamanismo e feitiçaria, ritos ligados à guerra, às "mães dos animais de caça" e às trombetas sagradas, bem como uma coleção de 58 lendas. No capítulo final, o autor observa que, até há poucos anos, o essencial nas crenças religiosas dos Munduruku era relação entre o mundo dos homens e o dos animais de caça, sendo que o desaparecimento dêsse aspecto é uma das mais notáveis mudanças culturais. Havia simbiose entre a sociedade munduruku e o reino animal, dependendo os índios dos animais para seu sustento e êstes daqueles para a realização dos rituais promotores de seu bem-estar e de sua proliferação. Tudo indica que os Munduruku eram mais caçadores do que lavradores, distinguindo-se a êsse respeito das tribos tipicamente tupi em cuja família lingüística costumam ser incorporados.
Cf. os comentários de Herbert Baldus em Sociologus, N. S., IX, n. 1, Berlin 1959, pp. 84-86, e na Revista do Museu Paulista, N. S., XI, São Paulo 1959, pp. 289-290, o de Martin Gusinde em Anthropos, LV, Posieux (Freiburg), 1960, pp. 303-305, e o de Egon Schaden em Aculturação Indígena, São Paulo 1964, pp. 54-56.

(p. 502-503)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.