2244

<

>



HARTMANN, Günther 1924—
  • Alkoholische Getränke bei den Naturvölkern Südamerikas. Berlin 1958. 341 pp., 9 mapas de distribuição geográfica fora do texto, índice alfabético de tribos. Bibliografia. — Excertos, sob o mesmo título, saíram no Baessler-Archiv, N. S., VIII, Berlin 1960, pp. 31-77, 8 mapas no texto. Bibliografia.

«Bebidas alcoólicas entre os povos naturais da América do Sul» é a tradução do título desta tese de doutoramento aceita pela Faculdade de Filosofia da Universidade Livre de Berlin. Na introdução, o autor menciona as tribos que, segundo a literatura, não tomavam bebidas alcoólicas, isto é, as da região dos formadores do Xingu, os Tapirapé e os Karajá, certas tribos do Brasil oriental e nordestino, entre elas a maior parte dos Gê, e tribos das regiões do Japurá e dos formadores do Orinoco bem como da Terra do Fogo e da Patagônia. Estuda, depois, as matérias primas para o fabrico de bebidas alcoólicas dos povos naturais sul-americanos, as suas técnicas de produzir álcool, as funções dessas bebidas na vida social e os efeitos de seu consumo.

Com sua análise conscienciosa da numerosa literatura citada, a presente monografia constitui obra básica sôbre o assunto.

Cf. o comentário de Udo Oberem na Zeitschrift für Ethnologie, LXXXVI, Braunschweig 1961, pp. 155-156.

(p. 352)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.