GALVÃO, Eduardo
- Encontro de sociedades tribal e nacional no rio Negro, Amazonas. XXXV Congreso Internacional de Americanistas (México 1962), Actas y Memorias, III, México 1964, pp. 329-340. Bibliografia.
Depois de historiar resumidamente as relações entre índios e brancos na Amazônia, desde princípios do século XVII até o presente, e apontar as conseqüências aculturativas, o autor conclui: "O encontro das duas sociedades, a tribal e a nacional, no rio Negro, não resulta simplesmente num continuum folk-urbano entre duas situações polares, a cidade de Manaus e as malocas do Içana e do Uaupés, em que se observam um 'gradient' que reflete maior ou menor proximidade e influência de uma delas, o centro urbano e a aldeia. Não obstante, em última análise os elementos culturais que definem a área possam ser retraçados a sua fonte original, a tribo ou a cidade, a situação se define melhor pelo conjunto de fatores históricos, culturais e ecológicos que resultaram em constelações sociais de caracter diferenciado." (p. 338).
Cf. o comentário de William H. Crocker no Handbook of Latin American Studies, XXVII, University of Florida Press, 1965, item 1224.
(p. 326-327)