FERRARI, Alfonso Trujillo [1926-]
- Os Kariri de Porto Real do Colégio. Sociologia XVIII, n. 3, São Paulo 1956, pp. 233-251. Os contatos e a mudança cultural dos Kariri. Ibidem, n. 4, pp. 279-310, 1 mapa no texto. Situação atual dos Kariri de Pôrto Real do Colégio. Ibidem, XIX, n. 1, São Paulo 1957, pp. 17-35, 2 figuras no texto. Bibliografia. ― Estes artigos foram reunidos em volume publicado sob o título Os Kariri, o crepúsculo de um povo sem história, São Paulo 1957, 109 pp. in-8°, 1 mapa e 2 figuras no texto, 1 diagrama de parentesco fora do texto, índice alfabético de nomes e matérias. Bibliografia.
Descendentes dos Kariri aldeados pelos jesuítas no século XVII, habitam atualmente determinado bairro da cidade alagoana de Pôrto Real do Colégio situada à margem do rio São Francisco. São chamados de "abrasileirados" pelo autor, "embora, excepcionalmente, alguns elementos da cultura Kariri se evidenciem em certos rituais" (p. 233).
Trata o presente trabalho, primeiro, da classificação lingüística dos Kariri e da contribuição dêstes índios para a fundação de numerosas cidades nordestinas, entre elas a de Colégio. Enumera, depois, diversos traços de sua cultura antiga. Na continuação aparecida no número 4, o autor estuda os contactos dos Kariri com os brancos e a mudança de alguns traços culturais. A parte final considera a passagem "de cultura para subcultura no processo do abrasileiramento", descrevendo certos aspectos da atual "subcultura kariri".
Segundo Loukotka (B. C. 2359), Trujillo Ferrari errou em chamar de Kariri os índios de Pôrto Real do Colégio, pois estes pertencem à "tribo até agora desconhecida dos Natú"; cf. também Loukotka em Anais do XXXI Congresso Internacional de Americanistas, II, p. 1039 (B. C. 2354).
(p. 286-287)