2047

<

>



COUTINHO, J. J. da Cunha Azeredo
  • Obras econômicas (1794-1804). Apresentação de Sérgio Buarque de Holanda. Coleção "Roteiro do Brasil", I. São Paulo 1966. 318 pp. in-8°, retrato do autor no texto. Bibliografia.

O "Ensaio econômico sôbre o Comércio de Portugal e suas Colônias" cuja edição princeps saiu em 1794, contém os capítulos intitulados "As pescarias são o meio mais próprio para civilizar os índios do Brasil, principalmente os que habitam junto às margens dos grandes rios, ou do mar" (pp. 92-100), "Os índios do Brasil são muito capazes de servir não só na marinha de comércio, mas também na de guerra" (pp. 100-116) e "Dá-se uma breve notícia do estado atual dos índios goitacás, nossos mais bravos e fiéis aliados, desde a Província dos Campos dos Goitacás até as Minas Gerais" (pp. 116-122). O autor não trata de defender o índio contra os brancos, mas da melhor maneira de aproveitá-lo: o título da primeira parte de seu ensaio reza: "Dos interêsses que Portugal pode tirar das suas Colônias do Brasil" (p. 68).
Sérgio Buarque de Holanda, comparando as ideias sôbre o problema indígena expostas nesse trabalho com as de José Bonifácio ("Apontamentos para a civilização dos índios bravos do Brasil", cf. B. C. 1370), observa: "Para o autor do Ensaio econômico, o assunto oferece aspectos mais complexos" (pp. 33/ 34).

(p. 216-217)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.