CÉSAR, José Vicente
- Die Urnenbestattung bei den Tupi-Guarani. São Paulo 1965. 177 pp. in-8°, 20 figuras e 3 mapas no texto. Bibliografia. ― Resumo em português na Revista de Antropologia, XIV, São Paulo 1966, pp. 53-72. Bibliografia.
Nesta tese de doutoramento aprovada pela Universidade de Friburgo na Suiça, o autor analisa numerosos dados arqueológicos e etnográficos sôbre os enterros em urnas de tribos da família Tupi-Guarani a fim de estabelecer uma tipologia e investigar problemas histórico-culturais a respeito. Chega às seguintes conclusões: "Baseando-se no tamanho, na aparência externa e na decoração das igaçabas, consegue-se provisoriamente determinar três tipos principais de urnas bastante característicos dos Tupi-Guarani meridionais: Chané-Chiriguano, Guarani e Tupinambá. A distribuição das urnas funerárias no âmbito geográfico dos Tupi-Guarani parece confirmar a opinião tradicional de que o centro de irradiação original dêsses índios foi provàvelmente a zona fronteiriça entre a Bolívia, o Paraguai e o Brasil. Não se pode provar que o costume tenha sido herdado de outros
povos. Pelo contrário, tendo em vista que os Guarani o praticaram tão intensamente, preferimos admitir tratar-se de tradição antiqüíssima comum a tôda a grande família tupi-guarani, conhecida já antes de terem iniciado suas dispersões migratórias." (p. 70 do resumo).
(p. 199)