BIOCCA, Ettore
- Viaggi tra gli Indi. Alto Rio Negro - Alto Orinoco. Appunti di un biologo. I: Roma 1965, xxi, 553 pp. in-8°, 149 figuras e 3 mapas no texto, índice alfabético de nomes e matérias, bibliografia; II: Roma 1966, xxiv, 563 pp. in-8°, 169 figuras e 5 mapas no texto, índice alfabético de nomes e matérias, bibliografia; III: Roma 1966, xviii, 335 pp. in-8°, 172 figuras, 5 mapas e transcrições musicais do texto, discografia; IV: Roma 1966, discos de gravação de som em 15 envelopes com figura no anverso e comentário no reverso.
O primiro volume desta monumental obra reune os dados obtidos pelo autor entre os Tukano, Tariana, Baniwa e Makú (cf. B. C. 212-215). Os volumes II a IV encerram os resultados de interêsse etnológico da sua segunda viagem à Amazônia realizada de novembro de 1962 a julho de 1963. O segundo volume trata da terra dos Yanoáma (Yanonámi de Becher) e de suas relações com os brancos, da sua língua e aparência física, da sua cultura material, organização familial e social, de ritos, guerra, endocanibalismo e mitologia. O terceiro volume traz a documentação fotográfica e lingüística, bem como uma introdução à documentação sonora. Esta constitui o quarto volume em forma de uma coleção de quinze discos de língua e ritmo, dança e canto, sendo quatro de meloterapia xamânica.
A excelente documentação dos dados colhidos é corroborada por extensas citações da literatura a respeito. Magníficas fotograficas, muitas delas em côres, ajudam a compreender e sentir a vida indígena. Pormenorizados índices alfabéticos tornam a obra um instrumento de trabalho.
Cf. o comentário de Herbert Baldus na Revista do Museu Paulista, N. S., XVII, São Paulo 1967.
(p. 132)