1826

<

>



BALDUS, Herbert
  • Os Oti. Revista do Museu Paulista, N. S., VIII, São Paulo 1954, pp. 79-92. Resumo em inglês. Bibliografia.

O autor reúne os poucos dados existentes sôbre a história e cultura dessa tribo extinta que não foi considerada na parte etnográfica do Handbook of South American Indians e é conhecida também como «Xavante de São Paulo», pois habitava a região de Campos Novos na bacia do Paranapanema. Distinguiu-se dos Opaié-Xavante do sul mato-grossense e dos Akué-Xavante da bacia do Araguaia não só pela língua que é isolada, mas também por não ter tido aldeias circulares nem lavoura, por um corte longitudinal paralelo à borda posterior do pavilhão da orelha e por nunca ter atacado o homem branco.

A história do fim dos Oti escrita por Nimuendajú e publicada do manuscrito inédito (pp. 83-88) mostra o desenvolvimento dramático do encontro de dois povos que, ignorando um o padrão de comportamento do outro, se atemorizam e se prejudicam mutuamente: os Oti comem gado introduzido no seu habitat, ignorando o que êste ato significa na cultura dos invasores e não reagem quando êstes os agridem e matam.

Por outro lado, em certa ocasião um grupo de trabalhadores entra em pânico à vista de algumas mulheres daquela tribo. Portanto, o autor do presente artigo, considerando as diferenças culturais como fatores da extinção dos Oti, vê no encontro dêles com o branco um exemplo de «choque cultural» (p. 88). Egon Schaden (Aculturação Indígena, São Paulo 1964, p. 43), porém, pondera a respeito: «Talvez nem convenha no caso, falar em choque cultural («conflito cultural extraordinàriamente violento a ponto de desintegrar, ao primeiro contacto, grande parte de uma ou de tôdas as culturas em contacto», Willems, 1950, pag. 23 ), uma vez que não houve sequer oportunidade para um confronto propriamente dito dos valores de uma cultura com os da outra. Determinada sem dúvida por padrões de comportamento pré-existentes nos dois sistemas culturais, a interação no entanto parece não ter ido muito além do plano ecológico, de modo que o substrato humano dos Otí foi destruído antes que as culturas, como tais, entrassem em conflito.»

(p. 73-74)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.