SCHMIDT, Max
- Die Aruaken. Ein Beitrag zum Problem der Kulturverbreitung. Studien zur Ethnologie und Soziologie, herausgegeben von A. Vierkandt, Heft 1. Leipzig 1917. 109 pp. e 1 mapa.
O têrmo Aruak ou Arawak compreende um grupo de tribos lingüisticamente aparentadas, que se estendeu das Índias Ocidentais até cêrca do trópico de Capricórnio. O autor frisa que essa agrupação é apenas provisória, pois nem sempre o parentesco lingüístico coincide com outras conexões culturais. O primeiro capítulo da presente monografia dá uma sinopse geral das "culturas aruak". Os três seguintes tratam dos motivos da expansão dessas culturas, dos meios com que a expansão se realizou, de seu caráter e de suas conseqüências. O quinto capítulo considera a posição dos Aruak em relação às outras culturas americanas. O sexto mostra a influência do modo de expansão das culturas aruak sôbre a mudança dos diferentes bens culturais. O capítulo final resume tôdas essas investigações e indica seu alcance no tocante a futuras pesquisas.
Esta obra de Max Schmidt marcou época na Etnologia Sulamericana e, considerando a enorme importância dos Aruak para o Brasil, é leitura indispensável para todos os que estudam os índios dêste país.
(p. 640-641)