1297

<

>



RENDON, José Arouche de Toledo [1756-1834]
  • Memoria sobre as aldeas de indios da provincia de S. Paulo, segundo as observações feitas no anno de 1798. – Opinião do auctor sobre a sua civilisação. Revista trimensal de Historia e Geographia ou Jornal do Instituto Historico e Geographico Brasileiro IV (1842), segunda edição, Rio de Janeiro 1863, pp.295-317. – Transcrito na Revista da Sociedade de Ethnographia e Civilisação dos Indios, I, São Paulo 1901, pp.22-35.

Neste trabalho, datado de 1823, o autor aponta os maus tratos que os índios aldeados receberam, em São Paulo, durante os séculos XVII e XVIII.
Recomenda o seguinte: "1.° Convém extinguir para sempre o bárbaro costume de atacar os índios como inimigos, exceto em defesa; eles nos temem, e desejam a nossa amizade; 2.° Convém em toda a ocasião trata-los bem, a fim de que pelo seu próprio interesse procurem o nosso auxílio, ou seja contra as suas precisões, ou quando se vêem atacados por outras hordas mais poderosas; 3.° Convém aldea-los um pouco perto das nossas povoações, obrigando-os por boas maneiras a cultivar a terra, e a criar animais domésticos; 4.° Convém separar-lhes os filhos, ou parte deles, sem os escandalizar, logo que se achar conveniente, entregando a boas famílias, que os saibam educar, e que em prêmio lucrem os seus serviços até certa idade, marcada pela lei regulamentar." (p. 317).

(p. 575)

(Nova ed.: Memória sobre as aldeias de índios da província de S. Paulo, segundo as observações feitas no ano de 1798. In: Rendon, José Arouche de Toledo. Obras. São Paulo: Governo do Estado. p. 37-53

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.