1267

<

>



RADIN, Paul
  • Indians of South America. The American Museum of Natural History, Science Series. Garden City, New York, 1942. xvii, 324 pp. in-8.º, 12 pranchas, índice alfabético. Bibliografia.

É uma obra de ciência e de arte, combinação essa que, às vêzes, prejudica tanto a primeira quanto a segunda, mas, que, neste caso, torna, freqüentemente, a sua leitura instrutiva e agradável para os que conhecem e os que ainda ignoram a História Cultural da América do Sul.
A primeira parte trata, sob o título "Wanderers and Disseminators", dos Aruak (Arawak) ilhéus como "elo entre dois continentes" (The Link between the Two Continents); dos Aruak continentais como "pioneiros e portadores de cultura" (Pioneers and Culture Bearers); dos Karaíb (Carib) como "canibais e aventureiros" (Cannibals and Adventurers); e dos Tupi-Guarani como "viandantes e esquivos" (The Wanderers and Eluders). Estas qualificações de grupos muito complexos evidenciam a tendência do autor para aumentar o brilho de sua síntese à custa de generalizações exageradas.
A segunda parte é intitulada "The Old Stock", referindo-se a outras tribos da bacia amazônica, aos Gê do Brasil Oriental e a povos do Chaco e do Chile.
A terceira parte ocupa-se com "The Great Civilizations".
Cf. os comentários de John Gillin no American Anthropologist, N. S., XLV, n. 2. Menasha, Wisconsin, 1943, pp.275-278, e de A. Métraux no Handbook of Latin American Studies: 1942, N.o 8, Cambridge, Massachusetts, 1943, p. 14, n. 156.

(p. 563-564)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.