1117

<

>


NIMUENDAJÚ, Curt
  • The Tukuna. Edited by Robert H. Lowie. Translated by William D. Hohenthal. University of California Publications in American Archaeology and Ethnology, XLV, Berkeley and Los Angeles 1952, x, 209 pp. in-8.º, 13 figuras, 18 pranchas e 2 mapas no texto, índice alfabético de matérias. Bibliografia.

O presente livro contém os resultados de três viagens àquela tribo do Solimões, também conhecida por Tikuna e Tekuna. O autôr passou entre êsses índios quinze dias em 1929, seis meses em 1941 e cinco meses em 1942. Três anos depois morreu entre êles. Esta publicação póstuma é a última de suas grandes monografias sôbre tribos brasileiras. Percebe-se nela a característica que tornou o eminente explorador o modêlo para todos os futuros estudiosos de índios do Brasil: escrupulosidade extrema tanto na observação como na exposição do observado.

O elevado número de lendas recolhidas e outro material mitológico evidencia novamente a predileção de Nimuendajú por êsses aspectos da cultura espiritual. Ricos são também os dados de caráter sociológico.

No que diz respeito ao idioma, pensa o autor que não há razão suficiente para incluir o tukuna na família aruak, como o fizeram Brinton, Rivet e Loukotka. Acha preferível considerá-lo, por enquanto, língua isolada (p. 158).

Todos os interessados em Etnologia Brasileira devem ler esta obra e o farão com prazer e proveito.

(p. 502-503)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.