NIMUENDAJÚ UNKEL, Curt 1883-1945
- Die Sagen von der Erschaffung und Vernichtung der Welt als Grundlagen der Religion der Apapocuva-Guaraní. — Zeitschrift für Ethnologie, 46, Berlin 1914, pp. 284-403 com 14 figuras, sendo a primeira um mapa da zona migratória dos Guarani do Brasil Meridional.
Esta obra, uma das mais importantes da Etnologia Brasileira, principalmente com referência aos índios do sul de Mato Grosso, de São Paulo e do Paraná, é indispensável para o estudo das religiões sul-americanas e das línguas tupi. A abundância de dados psicológicos evidencia o padrão de comportamento tribal dos Apapokuva.
O autor passou vários anos com os Guarani do sul de Mato Grosso e do Estado de São Paulo, falando correntemente sua língua. No presente trabalho estuda a história das migrações de algumas hordas guarani à procura da "terra sem mal'', e os conceitos de alma, os deuses, demônios, heróis e médicos-feiticeiros de uma dessas hordas, a saber, dos Apapokuva. Os mitos da criação e destruição do mundo, que formam a base da religião dêstes índios, são reproduzidos no texto original e na versão alemã. Interessantes são, também, as comparações com a mitologia kaingang e ofaié.
No ano de 1944 apareceu em São Paulo a edição mimeografada, de 100 exemplares numerados, da tradução de Juan Francisco Recalde, sob o título "Leyenda de la Creación y Juicio Final del Mundo como fundamento de la Religión de los Apapokuva-Guaraní por Curt Nimuendajú Unkel (Nimuendajú)", 148 pp., um mapa e as gravuras do original fora do texto. Recalde não se limitou a traduzir a parte alemã para o castelhano e a reproduzir os textos em apapokuva, mas também verteu êstes últimos para o guarani dos paraguaios modernos e acrescentou, além de numerosas notas filológicas espalhadas pelos diversos capítulos, um erudito ensaio lexicológico, de 29 páginas, sôbre têrmos empregados nos textos dos mitos. A tradução da parte alemã contém tantos erros que não pode ser utilizada para estudos científicos.
(p. 484-485)
[Tradução brasileira: As lendas da criação e destruição do mundo como fundamentos da religião dos Apapocuva-Guarani. Trad. Charlotte Emmerich & Eduardo Viveiros de Castro. São Paulo: Editora da USP/Hucitec, 1987. xlii + 156 p., mapa à p. 5, ilustrações de dança, 10 fotos fora do texto (entre p. 132-3).]