0641

<

>



HENRY, Jules
  • The Kaingang Indians of Santa Catarina, Brasil. America Indigena II, n. 1, Mexico 1941 (1942), pp.75-79, 3 figuras no texto.

"Os Kaingáng de Santa Catarina foram chamados também Bugres, Owaikománg e Botocudos, mas o nome correto para êles é Kaingáng, pois são lingüisticamente primos-irmãos dos índios do mesmo nome do Paraná e de São Paulo, cujo vocábulo para homem é Kaingáng." (p. 77).

Depois de caracterizar a cultura dos habitantes do Pôsto Duque de Caxias que, sob a direção do Serviço de Proteção aos lndios, estão num estado de transição da vida de caçador para a vida de lavrador, o autor sugere algumas medidas para facilitar êsse processo, entre as quais se destacam o fornecimento de animais domésticos e a consideração dos tradicionais traços econômicos e sociais. "Uma prudente política indianista não deveria tomar nada como provado, mas tentar compreender cientificamente e agir de acôrdo com os dados." (p. 79).

(p. 302)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.