HARTT, Carlos Frederico
- Contribuições para a ethnologia do valle do Amazonas. Archivos do Museu Nacional do Rio de Janeiro VI, Rio de Janeiro 1885, pp.1-174, 41 figuras no texto.
Coleção de diferentes trabalhos arqueológicos e etnológicos consistindo êstes últimos em "Apontamentos sobre o fabrico da louça de barro entre os selvagens" (pp.63-94), cuja versão inglêsa foi publicada no Rio de Janeiro, em 1875, em "South American Mail" sob o título "Notes on the Manufacture of Pottery among Savage Races"; "A origem da arte ou a evolução da ornamentação" (pp. 95-108); "Indios de Marajó" (pp.108-115), pequeno estudo histórico escrito, a pedido de Hartt, por Domingos Soares Ferreira Penna; "Os Mundurucús" (pp.116-133), ligeiras notas sôbre essa tribo do Tapajós as quais, como também o trabalho sôbre os Botocudos publicado pelo geólogo norte-americano, apresentam pouca originalidade, isto é, poucas observações próprias, mas honestidade e diligência, pois são bastante considerados os outros estudiosos que se ocuparam do mesmo assunto.
A última parte das "Contribuições" trata da "Mythologia dos índios do Amazonas", contendo contos do jabuti (pp.13-i-153), também publicados num folheto em inglês sob o título "Amazonian Tortoise Myths'', Rio de Janeiro, 1875, iv, 40 pp.; e "Mythos anthropomorphos" (pp.153-174), isto é, mitos do Curupira, da Oiara, do Paitunaré e de Tupã. Nova versão portuguêsa dos "Amazonian Tortoise Myths" apareceu sob o título "Os Mitos Amazônicos da Tartaruga", tradução e notas de Luís da Câmara Cascudo, Recife 1952, 69 pp. in-8.º; 1 prancha fora do texto.
(p. 296)