0503

<

>



FONSECA FILHO, Olympio da
  • Affinidades parasitologicas e clinicas entre o tokelau da Asia e da Oceania e o chimbêrê dos indigenas de Matto Grosso. Boletim do Museu Nacional VI, Rio de Janeiro 1930, pp.189-221, 3 pranchas. Bibliografia.

Este trabalho, cujo original português (pp.189-200) é seguido pela versão ao inglês (pp.201-212), contendo as páginas restantes extensa bibliografia, representa importante contribuição, não sòmente para a patologia índia, como também para o estudo das relações pré-colombianas entre a Oceania e a América. O autor chega à seguinte conclusão (p. 200): "Tokelau e chimbêrê representam os dois tipos clínicos principais do grupo nosológico das endodermoficeas. Ambos têm sua área de distribuição geográfica bem definida. O primeiro irradia dos paises habitados pelos povos de raça malaia para a China e para a India. O segundo é estritamente limitado a grupamentos de índios selvagens segregados do contato da civilização em pontos remotos do Brasil. Como explicar a distribuição dessas duas dermatoses afins e dos respetivos cogumelos produtores em regiões tão diversas e tão distantes uma da outra? Só uma explicação é cabível no caso, a da remota importação da doença para a América em época precolombiana, por ocasião das migrações de indivíduos vindos das ilhas da Oceania."

O texto português do presente artigo foi reimpresso na terceira edição da "Rondonia", de Roquette Pinto, São Paulo 1935, pp.351-360 e 2 pranchas.

(p. 247)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.