FIGUEIRA, Luiz 1575-1643
- Arte de Grammatica da Lingua Brasilica. Nova edição dada á luz e anotada por Emilio Allain, Rio de Janeiro 1880. x, 156 pp. in-8.º Errata (1 p.).
Esta obra, cuja primeira edição apareceu em Lisboa, no século XVII, é fonte preciosa para o estudo do tupi falado naquele tempo no litoral norte do Brasil.
Algumas notas comparativas mostram as principais diferenças existentes entre essa gramática e a do padre Anchieta.
Entre as diferentes edições da gramática de Figueira há uma reimpressão fac-similar da edição de 1687, que Julio Platzmann publicou em Leipzig, no ano de 1878.
Tôdas essas edições foram comentadas por Plínio Ayrosa (Apontamentos para a Bibliografia da língua tupi-guarani, pp.110-116).
(p. 241)