EHRENREICH, Paul
- Beiträge zur Völkerkunde Brasiliens. Veröffentlichungen aus dem kgl. Museum für Völkerkunde II, Berlin 1891. 80 pp. in-4.º, 48 figuras no texto, 16 pranchas, índices alfabéticos. — A edição brasileira saiu sob o título "Contribuições para a Etnologia do Brasil", traduçao de Egon Schaden, introdução e notas, de Herbert Baldus, na Revista do Museu Paulista, Nova Série, II, São Paulo 1948, pp.7-135, 48 figuras no texto, 16 pranchas fora do texto.
Em fins de agôsto de 1888, o autor desceu o Araguaia a vapor, de Leopoldina até Santa Maria e, no mês seguinte, continuou num batelão a descida. Em dezembro do mesmo ano partiu de Manaus a Hyutanaham, ponto final da navegação a vapor no médio Purus, ficando lá até fevereiro de 1889.
No Araguaia realizou a primeira pesquisa sistemática sôbre os Karajá. Os dados acêrca dêstes índios ocupam as páginas 3 a 48 e 73 da presente publicação. O viajante dedicou especial atenção à cultura material, às danças de máscaras e à mitologia. Naturalmente, o seu rápido contacto com os índios não lhe permitiu aprofundar-se no estudo dêsses problemas. Ainda menos satisfatório é o material sociológico, pois também nêle o autor se limita a afirmações genéricas sem mencionar exemplos concretos que especificariam a complexidade dos fenômenos. Isso, às vêzes, traz dúvidas quanto à exatidão da observação e escrupulosidade de sua reprodução. Por outro lado, porém, a descrição de fatos que não foram mais encontrados pelos pesquisadores posteriores dá importância inestimável a essa monografia.
Também as ligeiras notas sôbre tribos aruak do Purus, isto é, os Paumari, Iamamadi e Ipuriná, insertas nas páginas 48 a 72 e 74, têm o valor da prioridade, pois os exploradores anteriores do Purus, como Wallis e Chandless, não se dedicaram propriamente à etnografia.
A presente obra de Ehrenreich é indispensável para o estudo dos índios de que trata, e, particularmente, de sua aculturação.
(p. 214)