0345

<

>



COSTA, Angyone
  • Migrações e cultura indígena. Ensaios de arqueologia e etnologia do Brasil. Brasiliana 139. São Paulo 1939. xii, 273 pp. in-8º., 53 figuras no texto, índices alfabéticos de assuntos, autores e tribos. Bibliografia.

Esta obra do professor de Arqueologia Brasileira do Museu Histórica Nacional do Rio de Janeiro é um livro de divulgação que contém os seguintes capítulos: "Cerâmica Marajoara", "A Bouba, doença americana", "A Arte Rupestre no Brasil", "Os Limites da Arqueologia Brasileira", "O Povoamento da América e a questão das migrações", "O Homem de Marajó''. Cada capítulo é seguido de uma bibliografia. É louvável que o livro contenha três índices alfabéticos, isto é, um de assuntos, outro de autores e um de nomes tribais.

Já na sua "Introdução á arqueologia brasileira", Brasiliana 34, São Paulo 1934, 348 pp. in-8.º, 17 estampas, bibliografia, índice onomástico, - (segunda edição, revista e aumentada, São Paulo 1938, 401 pp. in-8.º), Angyone Costa mostrara a tendência de fertilizar a Arqueologia pela Etnologia.

Mas em ciência não bastam as boas intenções. Precisa-se, também, de um preparo trabalhoso, de uma inteligência adequada à especialidade e de um espírito meticuloso e profundamente honesto. O autor não tem nada disso. Seus livros, portanto, não merecem consideração.

(p. 182)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.