COSTA, Angyone
- Migrações e cultura indígena. Ensaios de arqueologia e etnologia do Brasil. Brasiliana 139. São Paulo 1939. xii, 273 pp. in-8º., 53 figuras no texto, índices alfabéticos de assuntos, autores e tribos. Bibliografia.
Esta obra do professor de Arqueologia Brasileira do Museu Histórica Nacional do Rio de Janeiro é um livro de divulgação que contém os seguintes capítulos: "Cerâmica Marajoara", "A Bouba, doença americana", "A Arte Rupestre no Brasil", "Os Limites da Arqueologia Brasileira", "O Povoamento da América e a questão das migrações", "O Homem de Marajó''. Cada capítulo é seguido de uma bibliografia. É louvável que o livro contenha três índices alfabéticos, isto é, um de assuntos, outro de autores e um de nomes tribais.
Já na sua "Introdução á arqueologia brasileira", Brasiliana 34, São Paulo 1934, 348 pp. in-8.º, 17 estampas, bibliografia, índice onomástico, - (segunda edição, revista e aumentada, São Paulo 1938, 401 pp. in-8.º), Angyone Costa mostrara a tendência de fertilizar a Arqueologia pela Etnologia.
Mas em ciência não bastam as boas intenções. Precisa-se, também, de um preparo trabalhoso, de uma inteligência adequada à especialidade e de um espírito meticuloso e profundamente honesto. O autor não tem nada disso. Seus livros, portanto, não merecem consideração.
(p. 182)